VISITANTES Greda - Grupo de Recuperandos da Dependência de Álcool / Luiz Alberto Bahia: Comentário recebido hoje (26/06/11) de um membro de A.A.

domingo, 26 de junho de 2011

Comentário recebido hoje (26/06/11) de um membro de A.A.

Welcome to our blog, dear visitor.
If you are not Brazilian, we would like to ask you gently to inform us from what kind of media you came to know our blog, or even our ideas and works. You would make us a great favor if you could inform us the name of the vehicle (newspaper, journal, TV, blog, etc), as well as the title of the article or report that announced us.
We suggest that you make us this favor by using the link “o comentário”, or even sending an e-mail to lzbahia@gmail.com.
We also accept – and this is extensive to our visitors, including from Brazil – suggestions of themes to be put in dispute. We are entirely available to clarify or inform about any matter related to drug addiction.
We would also like to inform that by now, our blog has been visited by foreigners from the following countries, in decreasing order of number of people: United States, Netherlands, Germany, Russia, Portugal, Spain, Mexico, Canada and Argentina.
Best wishes,
Luiz Alberto Bahia

TRADUÇÃO:
Bem-vindo ao nosso blog, prezado visitante.
Se você não é de nacionalidade brasileira, solicitamos-lhe a especial gentileza de nos informar por qual meio midiático tomou conhecimento de nosso blogue, e/ou obras e ideias. Prestar-nos-ia um grande favor se nos informasse o nome do veículo (jornal, revista, TV, blog, etc.), bem como o título do artigo ou reportagem que noticiou sobre nós.
Solicitamos-lhe que nos faça este favor por intermédio do link “o comentário”, ou pelo endereço eletrônico lzbahia@gmail.com.
Aceitamos também – extensivo a todos o visitantes, inclusive do Brasil – sugestões de temáticas para serem colocadas em debate. Colocamo-nos ao inteiro dispor de todos para esclarecer ou informar sobre quaisquer questões relativas à drogadição.
Informamos ainda que até o presente momento, nosso blogue está sendo visitado por cidadãos estrangeiros, dos seguintes países, por ordem decrescente de número de pessoas: Estados Unidos, Holanda, Alemanha, Rússia, Portugal, Espanha, México, Canadá e Argentina.
Com meus agradecimentos,
Luiz Alberto Bahia

COMENTÁRIO DE UM VISITANTE DE NOSSO BLOGUE:
Sr. Luiz, gostaria de receber este tal livro, para saber a contundência das suas argumentações contra Bill W., sou membro de AA também, mas jamais fui explorado pela Irmandade...e se puder obtê-lo gratuitamente como o Sr. mencionou ao companheiro acima, ficaria muito agradecido.

Abraços!

Minha resposta:

Prezado Senhor Anônimo,

 Posso pensar afirmativamente em enviar-lhe gratuitamente o meu livro “O mito da doença espiritual na dependência de álcool (Desmistificando Bill Wilson e Alcoólicos Anônimos)”, mas antes gostaria de propor o esclarecimento de alguns pontos.

Ofereci o livro ao seu irmão de A.A., Sr. Pedro, como afirma, mas o senhor deve ter lido na minha resposta a ele, que fiz uma ressalva, de que se ele pudesse pagar, eu indicaria o meio para fazê-lo. Então gostaria de saber se o senhor não pode pagar pelo livro. Gostaria ainda de saber, se da mesma forma não paga ao A.A. por nenhuma literatura doutrinária  (para saber se não está sendo explorado), ou por nenhum dos 86 itens que a irmandade vende. Desta forma posso analisar com mais acuidade o seu pedido, mas gostaria antes de fazer algumas ponderações:
O livro está à venda e a renda se destina a fundação do GREDA – Grupo de Recuperandos da Dependência do Álcool. Trata-se de um grupo de ajuda mútua com embasamento científico, em que o dependente não ficara afiliado pelo resto da vida, como em certos grupos dogmáticos e sectários. Pois nosso lema é O dependente precisa apenas de um tratamento, e o GREDA deve ter este objetivo: o de demover o indivíduo da morte e devolvê-lo à vida.” Portanto a venda tem uma razão muito importante, e para distribuir gratuitamente é preciso que haja uma justificativa plausível. Entendo que aqueles que necessitem do livro e mostrem respeito pelas nossas propostas (que o senhor leu no texto em que comenta), devem receber o livro.
Quesito este que o senhor ainda não preencheu, mas que ainda poderá fazê-lo. Para isto basta esclarecer que ao se referir como “tal livro”, o senhor não quis dar sentido depreciativo a obra. Depois o senhor diz que o interesse em receber gratuitamente o livro de minha autoria, é tão somente “para saber a contundência das suas argumentações”. Quanto a este argumento do senhor para receber o livro sem pagar, não me parece válido. Ora, penso que se o senhor ler mais detidamente o texto da página em questão (na dúvida sugiro que leia as outras páginas do meu blogue), chegará facilmente a conclusão que, não só sou, “incisivo, categórico, terminante”, como também estou muito bem embasado cientificamente em minhas demonstrações. Ainda assim estou disposto a atender o senhor, se sua resposta for satisfatória.
Para possível atendimento a sua solicitação, gostaria que o senhor ao responder-me, dissesse seu nome completo e endereço para a postagem do livro, o Correio exige isto. Para respeitar a não publicação de seu nome, use meu endereço eletrônico lzbahia@gmail.com Quanto a isso, acho que quando uma pessoa assume sua identidade, ela assume suas responsabilidades civis e morais, e na maioria dos casos é mais comedida. Tenho notado que os membros de A.A. usam do anonimato, não apenas para satisfazer uma exigência dogmática. Usam mais dessa prerrogativa para se sentirem mais a vontade e assim dizer coisas que normalmente não diriam se assumissem a autoria das mesmas.
Por fim, gostaria de dizer que para o meu livro ser útil a V. Sa., terá que abrir sua mente a concepções mais modernas e científicas, o que será muito difícil pois, parafraseando Carl Sagan, a verdade para esmagadora maioria dos AAs é somente aquilo que querem acreditar.

3 comentários:

Cid disse...

Não eu não pago por nenhuma doutrina literária do AA,e ainda gostaria de saber até onde a tese que você expõe está também isenta de qualquer sectarismo ou dogmas, ou seja, o indivíduo troca o AA por uma crença cega na Ciência, que é a dona da verdade indiscutível...,não também que eu afirme que alguns creiam cegamente em AA, e também que eu considere isso nocivo, cada um é livre para acreditar no que quiser,quanto a citação a Carl Sagan, ótimo, se de fato existir uma verdade absoluta, mas ainda assim, para crer nela é preciso querer...

Abraço.

GREDA - Luiz Alberto Bahia disse...

Caro Cid,

Como posso constatar na sua resposta você ficou restrito, quanto as minhas indagações, para que eu me dispusesse fazer com boa vontade, as análises no atendimento ao seu pedido de gratuidade de meu livro. E como nem seu nome completo e endereço você forneceu, certamente você mesmo não acreditou na sua argumentação. Penso que só isso seria o bastante para encerrarmos o diálogo proposto por você. Além do mais, suas colocações imprecisas e confusas, em que falta até entendimento básico de conceitos primários entre ciência (aconselhável consultar dicionário) e crenças, torna-se obstáculo para continuidade deste diálogo. A continuidade deste certamente seria estéril na geração de valoração para o debate a que me proponho. Porém antes de solicitar-lhe que dê por encerrado o diálogo, quero deixar claro que em nenhum momento eu me manifestei contrario a liberdade de crença das pessoas, em absoluto. Em minhas exposições apenas argumento que as crenças em métodos tão ultrapassados e vazio de racionalidade para solução um complexo problema médico, levam a resultados contraproducentes. Prova é que os resultados obtidos pelo programa de A.A. ficaram abaixo de todos os outros. Quem não seguiu programa nenhum conseguiu se sair melhor dos que aqueles que optaram pelo A.A. Isso é uma realidade insofismável: não é possível por meio de argumentação lógica demonstrar o contrário. Sei como isso deve ser dolorido para os membros de A.A. que raciocinam com passionalidade. Assim sendo peço sua compreensão e a gentileza de não responder a presente através do meu blogue, pois se assim o fizer, infelizmente não a publicarei, pois está fugindo completamente aos objetivos ali propostos.
Luiz Alberto Bahia

Missionário da fé disse...

Caro Amogo Luiz Alberto:

Temos muitas idéias em afinidade, convido-o a conhecer meu blog:

http://contraalcoolicosanonimos.blogspot.com/

Abraços

O Observador