No Programa Espaço Aberto, de 07/09/2011, apresentado por Alexandre Garcia, na Globonews, foram apresentadas algumas ideias idênticas as que já estão incorporadas ao projeto "Prevenção de Verdade", de minha autoria. Este projeto foi elaborado no ano de 2000, e o atualizei agora para apresentação no Congresso de educação do UNIPAM, no início de outubro.
Participaram do debate o ex-ministro da saúde Alceni Guerra e o Coordenador de saúde mental do Ministério da Saúde, Dr. Roberto Tykanori
Em determinado trecho do debate, o ex-ministro da saúde Dr. Alceni Guerra, falou de uma entrevista que ele participou com o Dr. Eduardo Kalina. O entrevistado, médico argentino conhecido em todo mundo, foi perguntado sobre qual a diferença entre a Argentina e o Brasil, e também na América do Sul, na abordagem sobre prevenção do uso de drogas. O Dr. Kalina respondeu: a criança brasileira enfia o dedo na tomada de eletricidade? Ao que responderam que não, não enfia porque lhes ensinamos que a eletricidade mata. Então o Dr. Kalina, completou: é isso que vocês têm que fazer, ensinar as crianças que droga é como a eletricidade. Elas matam.
Então em sua explanação o ministro continuou dizendo que é essa a providência que temos de tomar no Brasil. Educar, e por educar, no sentido real da palavra, em casa e na escola. As crianças precisam receber informações, de que droga é como a eletricidade, que uma é como a outra em termos de potencial para matar.
Me identifico plenamente com o pensamento do ex-ministro e do Dr. Eduardo Kalina, tanto é que em nossa participação no Mesa Redonda, do VII Congresso Mineiro de Formação de Professores, a realizar-se-á em 05 de outubro de 2011, estaremos apresentando nosso “Projeto Prevenção de Verdade”, que foca esta mesma ideia dos dois médicos.
O Projeto Prevenção de Verdade conta com vários conteúdos didáticos, entre eles temos o livro O Curioso (vide informações sobre ele aqui mesmo no blogue) e o Kit do Dudu. Este Kit é composto por um tripé que tem ao alto afixada uma tomada de energia elétrica, e esta tomada conta com uma extensa fiação elétrica, também ao alto estão colocadas três placas nas cores amarelo, vermelho e verde, e, mais abaixo, há uma plataforma que se serve de mesa onde é colocado um castiçal com vela, um pote de pimentas com colher e um prego. O Kit se presta para auxiliar na ministração de uma palestra lúdica e interativa, com a finalidade de prevenir o uso de drogas junto à crianças na faixa etária de dois a onze anos de idade.
Quem se interessar em conhecer o projeto na íntegra, basta solicitar-me pelo lzbahia@gmail.com que o enviarei. O vídeo do debate acima mencionado poderá ser visto no meu Orkut.
Nenhum comentário:
Postar um comentário