VISITANTES Greda - Grupo de Recuperandos da Dependência de Álcool / Luiz Alberto Bahia

terça-feira, 30 de abril de 2013

Abaixo, trecho final de um debate (até este momento - 30/04/13, 9,30 m.) acontecido no blogue "Discernimento Cristão". Acho importante que o leitor deste blogue consulte os link's destacados pelo Ex-membro de AA. A coisa é séria e as evidências vão aparecendo aos montes.

Ex-membro de AA Diz: 24/03/2013 às 14:20
Para os que desconhecem AA está sofrendo vários processos na justiça dos EUA, que vão desde ter tido papel no suicídio de membros (fato quer já foi admitido no AA de lá), membros envolvidos com pedofilia,assassinato e escândalos sexuais. quem quiser consultar eis aqui o site (em inglês) sobre o assunto:
Este outro site fala de pessoas que deixaram o AA por causa dos mesmos problemas relatados nos comentários deste blog:
basta traduzir as páginas (utilizando o Google translator ou outro programa de tradução)
Há muitas páginas no exterior questionando os procedimentos de AA,infelizmente, no Brasil, demonstramos não estar preparados para o debate objetivando o melhor para todos, porem se você chegou até aqui devido ao interesse, vá enfrente,questione, busque a verdade doa a quem doer. O pior sofrimento é descobrir depois que perdemos nosso tempo manipulados por mentiras convenientes.

matusalem cordeiro de melo Diz: 29/04/2013 às 19:13
QUE DEUS ME PERDOE SE ESTIVER ERRADO ; NÃO POSSO MAIS FICAR CALADO DEPOIS DE SENTIR COMO O SER HUMANO É INGRATO.CONDENAR ALCOÓLICOS ANÔNIMOS, É NÃO ACEITAR A VERDADE DO PORTADOR DA DOENÇA, O AA, NÃO TEM CULPA SE ALGUÉM É DOENTE E NÃO ACEITA,SE ENTRAM CEM,E APENAS UM CONSEGUE FICAR SÓBRIO, FOI ALGUÉM QUE CONSEGUIU DENTRO DA VARIEDADE EDUCACIONAL,SER HONESTO CONSIGO MESMO.


Minha resposta ao senhor Matusalem, (com pequenas correções).
Prezado Senhor Matusalem,
Até entendo sua indignação. É de causar estranheza que as pessoas não pensem como a gente, né? E dá para sentir que o sr. não está mal intencionado, mas fica claro também que a crença não o deixa cair na realidade.
Será que não há a possibilidade de rever conceitos, em vez de querer mudar o resto mundo? Digo o resto do mundo, fazendo uma exceção para aqueles que pensam como o sr., que no caso, são os membros  de A.A., uma minoria. Uma minoria influenciada por quem e com quais os propósitos. Vamos analisar a presente questão com um mínimo de isenção passional?
Então vejamos: o ponto central de sua argumentação está nas últimas palavras que o senhor disse, e resumindo, elas querem quer dizer que, “só conseguem ficar sóbrio em A.A. aquele que é honesto consigo mesmo”. Palavras de quem? De Bill Wilson. Mas antes de entrar em detalhes sobre esta frase de efeito, e de tantas outras de Bill, vamos nos ater as suas próprias palavras, sr. Matusalem.
1 – Alguém que conseguiu se livrar de A.A. é ingrato? Por acaso o sr. visitou os link’s que foram postados pelo ex-membro de AA, logo acima? Em um destes, destinado a resgatar pessoas que estão “escravisadas” pelo AA, mostra ao alto, um grupo de pessoas pulando de alegria, qual torcida de um time que acaba de fazer um gol. Pulam de alegria por terem conseguido se livrar deste escravizante grupo dogmático. Lá poderá se deparar com depoimentos de pessoas que relatam seu sofrimento em ter caído no engodo dogmático de AA, e por isso, perderam toda sua liberdade (fato muito destacado por mim em meu último livro).
2 – O senhor acha que o motivo de todos os outros que não conseguiram ficar em AA foi devido a falta de honestidade deles? Os honestos consigo mesmos são somente aqueles que se filiaram a sua irmandade? E que embora, segundo suas próprias palavras, o único (um em 100) que ficou é o honesto e que so ele está certo, e que todos os outros (99%) é que estão redondamente errados?
Vou te falar de uma fábula que ouvi há muitos anos: Advertia o narrador para o fato de que, se te chamarem de cão, não ligue não, mas se te chamarem de cão uma segunda vez, fique atento. Se te chamarem de cão novamente, reflita muito sobre isso, e se o fato acontecer mais uma vez, o conselho é para começar a balançar o rabinho.
Então meu caro, se muita gente tá falando, e olhe que os argumentos (embora possa não lhe parecer) são de peso. Não haveria aí alguma razão, em vez de ficar achando que tudo não passa de uma colossal injustiça que estão fazendo com o AA?
3 – O senhor afirma que estas manifestações contrárias não passam de falta de entendimento “em aceitar a verdade do portador da doença”, que leia-se, é a verdade ditada por AA. Mas que verdade é esta, que leva a entidade e seus membros a atacarem e desprezar a ciência, e quantos mais não rezam nesta cartilha? Apenas repetem o que o guru Bill fazia, querendo impor-se como “dono da verdade”. Um programa que ele inventou para vender seu peixe, já que ele mesmo nunca o aceitou para si. Quem não aceita o programa é um desonesto consigo mesmo, e se o aceita, é porque aceita também que é por causa de seus defeitos de caráter e por ser um pecador. Já escrevi demais sobre isso e não quero ser repetitivo, mas se realmente há uma preocupação com a verdade, procure saber na própria literatura de AA sobre o que Bill disse sobre isso. Quantos não mostraram com embasamento os reais objetivos deste homem, movido por uma ganância desmedida, e que em dezenas de vezes mostrou completa falta de escrúpulos.
E o resultado esta aí: já não estão aceitando mais a “verdade” de AA, e os argumentos chovem. O fato é que, só este, como você diz, “se entra cem, e apenas um consegue ficar sóbrio”, é um baita sinal de que muita coisa está errada. E bem provavelmente o erro não está em quem crítica, não vamos culpar a janela pela paisagem, como dizia o cartunista Borjalo.

Nenhum comentário: